António José Seguro foi eleito, este domingo, o sexto Presidente da República da era democrática em Portugal, ao alcançar mais de três milhões de votos.
Na segunda volta das eleições presidenciais, o antigo líder do Partido Socialista ultrapassou a marca dos três milhões de votos, numa altura em que ainda estavam por contabilizar os resultados de 42 freguesias e nove consulados, segundo dados divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
De acordo com a agência Lusa, entre mais de 11 milhões de eleitores inscritos, cerca de 3,3 milhões escolheram José Seguro. Já André Ventura reuniu mais de 1,6 milhões de votos. Os números apurados até às 21h30 indicavam ainda uma taxa de abstenção próxima dos 50%.
O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, felicitou, por mensagem oficial, António José Martins Seguro pela vitória alcançada na segunda volta das eleições presidenciais em Portugal, realizadas no domingo. A nota foi endereçada ao Presidente eleito da República Portuguesa e destaca o carácter expressivo dos resultados obtidos nas urnas.
O Chefe de Estado angolano manifestou ainda disponibilidade para manter um diálogo frutuoso e construtivo com o novo Presidente português, reiterando o interesse no aprofundamento das relações bilaterais e desejando a António José Seguro sucessos no desempenho da “difícil e nobre missão” de Presidente da República Portuguesa, em nome do Executivo angolano e em seu próprio nome.

