Angola aderiu, nesta terça-feira (10), ao Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável (IGF, na sigla em inglês), tornando-se oficialmente o 86.º membro da organização.
O formulário de adesão foi assinado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e pela directora do IGF, Isabel Ramdoo, à margem da participação de Angola no Mining Indaba 2026.
Na ocasião, Diamantino Azevedo destacou que o país possui um portfólio mineral diversificado e reiterou o compromisso com uma mineração responsável e sustentável.
“A adesão ao IGF ajudar-nos-á a reforçar as estruturas de governação, melhorar a criação de valor local e garantir que o sector mineiro contribua plenamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável”, afirmou.
Por sua vez, Isabel Ramdoo manifestou satisfação com a entrada de Angola e realçou que o Fórum apoia os países na criação de leis, políticas e regulamentos eficazes para o sector mineiro, promovendo transferência de conhecimento, inclusão e sustentabilidade.
Com a adesão, Angola junta-se a uma comunidade global que trabalha de forma conjunta para transformar os recursos minerais em motores de desenvolvimento sustentável.
Durante o encontro, Diamantino Azevedo convidou grandes e médias empresas a investirem no desenvolvimento da mineração em Angola.
“Os nossos recursos incluem nióbio, terras raras, fosfatos, ouro, ferro, diamantes, petróleo e minerais essenciais para a transição energética. É uma oportunidade para uma cooperação duradoura e segura”, destacou.
O Intergovernmental Forum on Mining, Minerals, Metals and Sustainable Development (IGF) é uma parceria voluntária composta por mais de 80 países membros, incluindo algumas das mais importantes jurisdições mineiras do mundo.
O Fórum é acolhido pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD) desde Outubro de 2015, com financiamento principal do Governo do Canadá.

