O judoca angolano Edmilson Pedro, conhecido como “Bicho Papão”, ascendeu cinco lugares no ranking da Federação Internacional de Judo (FIJ), após somar duas vitórias no Grand Slam de Paris, prova disputada no último fim-de-semana, em França.
O atleta saiu da 42.ª posição para a 37.ª, resultado da eficácia e determinação demonstradas durante o evento, que atribui pontos para o ranking mundial e para a qualificação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Determinado em afirmar a sua marca pessoal e elevar a bandeira nacional, Edmilson venceu, no primeiro combate da categoria dos menos 66 kg, o francês Raya Kelvin, sem grandes dificuldades. Na segunda luta, o atleta superou o quirguiz Kribekov Khanbolot.
As duas vitórias catapultaram o campeão nacional, que acumulou 160 pontos.
Segundo Edmilson, o esforço foi total para alcançar a subida no ranking: “Estou satisfeito com a prestação. Apesar de não ter ido mais longe, cumpri o objectivo. Quero marcar presença nos Jogos de 2028 e voltar a integrar o top 10 do ranking mundial”.
O Grand Slam de Paris, competição que também soma pontos para os Jogos Olímpicos, contou ainda com a participação dos judocas angolanos Edmilson Pedro (-66 kg), Leonardo Barros (-60 kg), António Candeiro (-81 kg), Sebastião Santos (-81 kg), Deny Silva (-100 kg), Piter da Silva (+100 kg), Eldimira Segunda (-52 kg), Andreza António (-57 kg), Jeovana Freire (-57 kg), Diassonema Mucungui (-70 kg), Fernanda Quimbira (+78 kg) e Joaquina Carlos Silva (+78 kg).

