A turma carnavalesca Artes, do município do Huambo, venceu nesta terça-feira (17), com 344 pontos, a edição do Carnaval 2026, na classe A, arrecadando o prémio no valor de 2 milhões e 500 mil kwanzas.
Segundo o Jornal de Angola, o coletivo carnavalesco levou à avenida Alioune Blondin Béye, no Bairro Académico, o tema “Huambo, melhor município de Angola: tradição, perseverança e valorização da nossa cultura”, tendo igualmente homenageado o músico Justino Handanga.
Em segundo lugar ficou o grupo Ovindjenje, proveniente do município do Chinjenje, com 335 pontos, arrecadando 1 milhão e 800 mil kwanzas. O terceiro lugar foi para o grupo carnavalesco Eco da Gruta, do município do Cachiungo, com 325 pontos, que foi agraciado com o valor de 1 milhão e 200 mil kwanzas.
Na ocasião, a responsável do grupo Artes do município do Huambo, Maria Teixeira Mendes, destacou a vitória como consequência de um trabalho conjunto da equipa.“Foram muitos dias sem dormir para conquistarmos o título. O que mais nos marcou foi homenagear o músico Justino Handanga e manter vivo o seu legado”, afirmou.
A responsável manifestou ainda que, com o valor monetário arrecadado, o grupo começará a preparar a próxima edição, de modo a manter um fundo que permita investir continuamente na maior festa popular.

