• Lost Password?
  • Lost Password?

Papa Leão XIV Poderá Visitar Angola

Papa Leão XIV visita Angola no decurso deste ano, no âmbito de um périplo que vai efectuar a alguns países africanos, anunciou, terça-feira, em Luanda, o núncio apostólico, Dom Kryspin Dubiel.

Em conferência de imprensa na Nunciatura Apostólica, Dom Kryspin referiu que o líder católico aceitou o convite formulado pelo Presidente João Lourenço e pelo Episcopado para visitar Angola, durante a digressão que fará ao continente africano.

A visita pastoral, disse, integra a agenda internacional do Santo Padre e terá como foco a fé, a paz, a reconciliação e a esperança, com encontros previstos com autoridades do Estado, líderes religiosos e fiéis. Sublinhou que o programa detalhado, incluindo datas e locais, será divulgado oportunamente.

“Neste momento, estamos na fase de preparação do plano e do programa da visita do Papa Leão XIV ao continente africano. Quero sublinhar que, por agora, não temos ainda os detalhes sobre a data exacta e o programa, mas será comunicado tão logo estejam definidos”, disse o representante do Papa no país.

Dom Kryspin Dubiel esclareceu que, com o anúncio da visita do Papa, se pretende orientar não apenas os fiéis da Igreja Católica em Angola, mas também todos os cidadãos angolanos, convidando-os a estarem preparados para este acontecimento de grande importância.

O núncio apostólico espera que a visita do Santo Padre seja uma ocasião para “redescobrir os valores que modelaram o povo angolano”, e que esses valores possam ser partilhados com as diversas comunidades que vivem e trabalham no país.

A conferência de imprensa do núncio apostólico foi testemunhada pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, e pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias.

Fé de cinco séculos continua viva no país
O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom José Manuel Imbamba, considerou a visita de Leão XIV a Angola um momento de gratidão e de acção de graças, pois representa que “a fé de cinco séculos está viva”.

O também arcebispo de Saurimo adiantou que a o itinerário da visita papal “será trabalhado”, visto que haverá uma planificação através das comissões de trabalho, pelo facto de ser o terceiro Papa na história da evangelização a visitar Angola.

“O Santo Padre, com a sua visita, vai ajudar a fortalecer a missão evangelizadora, a paz e questões sociais, porque na África Subsariana Angola é a mais velha no processo de evangelização”, ressaltou.

Já o arcebispo de Luanda destacou o “simbolismo particular” da visita do Papa Leão XIV à cidade capital do país, que este ano celebra 450 anos de fé.

Leão XIV será o terceiro Bispo de Roma a visitar o país, depois de João Paulo II, em 1992, e de Bento XVI, em 2009.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário