Em Janeiro de 2023, a IBM entrou na era cinzenta do sector de tecnologia. O Google anunciou a saída de 12 mil funcionários, o X (antiga Twitter) demitiu 83 por cento de sua força de trabalho na Espanha e o Spotify se despediu de 600 funcionários.
Do lado da IBM, as contratações foram completamente paralisadas e a demissão de 7,8 mil funcionários foi formalizada. A própria empresa explicou que preencheria as vagas com Inteligência Artificial (IA), afirmando que pelo menos 30 por cento de sua força de trabalho era substituível.
A IBM falou sobre como poderia se livrar de funcionários substituindo-os por IA, mas não sobre as pessoas necessárias para fazer essa IA funcionar. Um dos CEOs da empresa de tecnologia, Arvind Krishna, relata ao WSJ que o número de funcionários aumentou após a onda de demissões.
“Embora tenhamos feito um enorme trabalho na IBM para alavancar IA e automação em determinados fluxos de trabalho corporativos, nosso total de funcionários aumentou, porque conseguimos obter mais capacidade de investimento para cobrir outras áreas”, disse Krishna ao The Wall Street Journal.
A empresa demitiu funcionários para substituí-los por inteligência artificial, mas também aumentou a contratação de programadores e vendedores. Não foram divulgados números específicos sobre quantas contratações foram feitas e se elas realmente cobriram as 7,8 mil demissões.

A IBM confia totalmente no AskHR há mais de três anos, uma solução de inteligência artificial que começou a tomar forma em 2021 e actualmente é usada para processos relacionados à gestão de recursos humanos (folha de pagamento, documentação de funcionários, gestão de férias).
A empresa afirma ter automatizado 94 por cento das tarefas rotineiras de RH, alcançando melhorias produtivas no valor de 3,5 trilhões de dólares nos últimos anos em mais de 70 áreas de negócios. Essa economia significativa em recursos humanos, segundo a empresa, está a permitir que a empresa invista em outras áreas.
IBM não está sozinha
Empresas que substituem funcionários por IA não foram um experimento de 2023. Já existem empresas que dispensaram 90 por cento de seus departamentos de atendimento ao cliente por chatbots, garantindo que foi a decisão certa.
A IA e seu impacto no trabalho estão especialmente ligados à automação de processos. Relatórios como o “The Future of Jobs Report 2025”, preparado pelo Fórum Econômico Mundial, preveem que, até 2030, a automação de processos destruirá cerca de 92 milhões de empregos.
A IBM foi uma das principais protagonistas das ondas de demissões em massa em todo o mundo há dois anos, e agora é novamente por causa da consequência dessa decisão: ter ainda mais funcionários.