• Lost Password?
  • Lost Password?

Presidente e Vice-presidente da ANATA Detidos por Suspeita de Associação Criminosa e Terrorismo

As autoridades angolanas detiveram, na sequência de investigações conduzidas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), o presidente da ANATA, Francisco Paciente, e o seu vice-presidente, Rodrigo Luciano Catimba, por suspeitas de envolvimento em crimes graves, incluindo associação criminosa, incitação à violência, rebelião, terrorismo e atentado à segurança nos transportes.

Rodrigo Catimba foi detido em Benguela na semana passada, em cumprimento de um mandado emitido pelo Ministério Público, segundo as autoridades após fortes indícios de que teria incitado publicamente a população a cometer actos de vandalismo e rebelião, através de um pronunciamento difundido nas redes sociais.

Em resposta, Francisco Paciente rejeitou esta detenção, alegando que a ANATA não organizou a greve que resultou em tumultos, e atribuiu os distúrbios a “pessoas estranhas” que agiram em seu próprio interesse, criticando a divulgação de desinformação .

Duas semanas depois da prisão do vice-presidente, Francisco Paciente foi detido em Luanda, a 9 de Agosto, também no âmbito de investigações do SIC. Segundo uma nota oficial, há fortes indícios de que o dirigente esteve envolvido na promoção de actos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados, além de incitação à violência, associação criminosa, atentado à segurança nos transportes e terrorismo .

O SIC emitiu o mandato de detenção em cooperação com o Ministério Público, e, cumpridas as formalidades legais, Francisco Paciente será agora presente às autoridades judiciais para os trâmites subsequentes. As investigações prosseguem, segundo a mesma nota.

Ambas as detenções ocorrem num contexto de crescente preocupação com a instabilidade social do País. Estas acções visam responsabilizar dirigentes que, segundo as autoridades, possam ter fomentado os tumultos e a desordem pública. A situação é complexa, envolvendo processos judiciais em curso, investigações em desenvolvimento e reações da sociedade civil.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário