Angola assinou ontem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o seu primeiro contrato de venda de energia solar com a empresa MASDAR.
A informação foi divulgada por meio de um comunicado de imprensa do Ministério da Energia e Águas, que explicou que o contrato diz respeito à aquisição de 150 MegaWatts provenientes do projecto solar fotovoltaico do Quipungo, representando o primeiro contrato de compra de energia do género em Angola.
De acordo com o Jornal de Angola, o documento foi assinado por representantes da Rede Nacional de Transporte de Electricidade e da MASDAR, numa cerimónia testemunhada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e pelo embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato.
O contrato foi celebrado à margem da 16.ª Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), que decorre de 10 a 12 deste mês.
O evento reúne ministros e líderes mundiais para avaliar os progressos e definir prioridades no âmbito da transição energética global.
Este acordo integra uma cooperação mais ampla entre Angola e os Emirados Árabes Unidos, com a MASDAR comprometida a investir milhares de milhões de dólares em projectos solares em África.

