Primeiro uma explicação básica:
Sociedade; Uma sociedade é um agrupamento de indivíduos que compartilham um território, cultura, normas e valores comuns, interagindo persistentemente de forma organizada e cooperativa. COOPERATIVA, leram né?
Reinado… Um reinado é o período de tempo durante o qual um monarca (rei, rainha, imperador) exerce o seu poder soberano sobre uma nação, povo ou território. Geralmente vitalício, o reinado termina com a morte, abdicação ou deposição do monarca.
Estado Democrático… Um estado democrático, ou Estado Democrático de Direito, é uma forma de organização política onde o poder emana do povo, exercido diretamente ou por representantes eleitos, sob a supremacia de uma Constituição que garante direitos fundamentais, liberdades individuais, separação de poderes e igualdade perante a lei, conforme definido no Tribunal Superior Eleitoral. Aqui a coisa mudou o disco, não há nada de vitalidade ou o slogan dos apaixonados; “até que a morte vos separa”!
Jesus tem visto muitos madjés, com muita ânsia, gula e ganância pelo poder, sobretudo, neste amado continente Africano, rico em gente, cultura, línguas, recursos e espiritualidade.
Nos últimos tempos, muitos estadista parecem terem feito um pacto muito forte, com as cadeiras de soberania ao mais alto nível. Alguns mesmos, saíram de lá, directamente para a casa do Pai.
E nesse jogo do sai, não saio, mais um estadista Africano de 82 anos de idade e 40 no poder, anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais.
E, Jesus lembrou de um episódio de 1900 e wawee. Quando era puto e “bucava” numa “school”, aqui na nguimbe. Na altura estavam a comemorar mais uma data de existência daquela instituição, que coincidia com a data natalícia dum Kota de peso.
Quando o Papoite chegou ao lugar, os “pios”, já estavam tal e qual as tropas em parada, banho tomado, “grife” aprumado, bicho matado e o “curu”.
Na saudação, o Kota estava acompanhado pela sua “mboa”, uma tia linda, sorridente e carinhosa. Cumprimentava com empatia e de seguida trocava umas palavras de afecto e curiosidade com os kandengues, querendo saber quais eram as suas ambições e sonhos futuros.
Muitas respostas satisfatórias, os “pios” emocionados respondiam mecânica, medicina, educação, engenharia, até apareceu um puto que disse, que queria apenas rodar o mundo (talvez o puto é parente do turista, mas enfim). Houve também, um puto muito ousado, disse que sonhava ser presidente daqui, da banda.
A Mamoite, com muita calma, acariciou os cabelos do ndengue e, sempre naquele jeito meigo, olhou a alma do inocente e disse; Presidente!?
Presidente já tem!
Jesus, Está De Olho!!!

