O Espaço Expositivo do Hotel Fórum, em Luanda, volta a centralizar a atenção do público da cidade capital, ao acolher este ano a 11.ª edição do Liter Arte 2025, com o tema “Zungando”.
Trata-se de uma exposição colectiva, envolvendo 14 artistas que exploram a heroicidade e o quotidiano das zungueiras, figuras femininas essenciais que, através do esforço no seu trabalho informal, sustentam gerações de famílias angolanas.
Segundo o Jornal o País, a mostra com a curadoria de Alzira Simões e direcção de Jardel Selele, foi inspirada no poema “Zunga”, da poetisa, Bel Neto, e ficará patente ao público até 30 de Setembro. A colecção é constituída por obras executadas em técnicas diversas, que encontram o seu motor criativo na fusão entre literatura e Artes Visuais, marca dis- tintiva do projecto Liter Arte.
Por outro lado, Alzira Simões enfatizou que a exposição visa destacar a importância das zungueiras na economia informal e seu papel fundamental no sustento de muitas famílias angolanas
Nesta 11.ª edição, a mostra destaca-se com a pintura e a escultura como meios privilegiados de experimentação plástica, nas quais os artistas utilizam essas disciplinas, bem como recursos e linguagens contemporâneos, para irem além da representação tradicional, buscando novas formas de capturar a realidade e o sentimento colectivo.
A exposição ficará em cartaz até o dia 30 do próximo mês.Tendo sido visitado até ao momento por pouco mais de uma centena de pessoas.