• Lost Password?
  • Lost Password?

SIC detém técnico da AGT no Aeroporto 4 Fevereiro envolvido no “Caso sete mil milhões de kwanzas”

Um técnico da Administração Geral Tributária (AGT), acusado de envolvimento no “Caso sete mil milhões de kwanzas”, foi detido, domingo, 23, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Trata-se de um técnico tributário auditor da segunda Repartição Fiscal de Carga que se encontrava foragido em Lisboa. Segundo comunicado do SIC, a detenção ocorreu no momento do desembarque de passageiros do vôo da companhia aérea Emirates, proveniente do Dubai, “sendo que este embarcou, em Lisboa, para o Dubai no dia 19 de Fevereiro, tendo como destino final Luanda na presente data”.

No documento, que o Jornal de Angola teve acesso, o Serviço de Investigação Criminal ressalta que as investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento deste esquema fraudulento.

Cumpridas todas as formalidades, o cidadão detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes, segundo o SIC.

Recentemente o SIC deteve, na sede da AGT, o director de Cadastro e Arrecadação e o chefe de Departamento do Reembolso do IVA, por factos que configuram nos crimes de Acesso Ilegítimo ao Sistema de Informação e Devassa, através do Sistema de Informação, Falsidade informática, Associação Criminosa e Peculato, consubstanciados em indícios fortes do seu envolvimento neste esquema.

O SIC determinou que o esquema é constituído por funcionários de diversas posições, que se aproveitando dos privilégios realizavam várias negociatas fraudulentas.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário