• Lost Password?
  • Lost Password?

Administração Trump Reafirma Compromisso com Corredor do Lobito, diz Porta-voz do Departamento de Estado

A porta-voz junto do Departamento de Estado dos EUA, Amanda Roberson, disse ontem, 28, que “o Presidente norte-americano, Donald Trump, já assinalou e reafirma o seu compromisso com o Corredor do Lobito, reconhecendo que é um projecto importante”.

Em um movimento surpreendente, em meio à escalada das tensões comerciais globais, o governo de Donald Trump reafirmou o seu apoio ao projecto ferroviário quatro bilhões de dólares conhecido como Corredor do Lobito, sinalizando um novo compromisso dos EUA com investimentos em infra-estruturas no continente africano.

A ambiciosa iniciativa ferroviária — que atravessa Angola, Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC) — foi originalmente lançada sob a presidência de Joe Biden como um esforço estratégico para fortalecer a integração regional e fazer frente à crescente influência da China em África.

Apesar das transições políticas e do aumento das tensões comerciais globais, o projeto agora parece contar com forte apoio bipartidário.

Falando à imprensa, James Story, encarregado de negócios e embaixador interino dos EUA em Angola, confirmou o apoio contínuo. “Os Estados Unidos estão prontos para demonstrar o nosso compromisso com esses projectos”, afirmou, acrescentando que Washington continua “plenamente engajado com os parceiros para levar o projecto adiante”.

Esse novo sinal de apoio dos EUA ocorre mesmo diante da implementação das novas tarifas comerciais do presidente Trump, conhecidas como tarifas do “Dia da Libertação”, que têm causado disrupções nas cadeias globais de suprimentos — afectando o comércio com diversos países africanos, incluindo os directamente envolvidos no Corredor do Lobito.

Analistas afirmam que a decisão do governo destaca o interesse estratégico de Washington na infra-estrutura africana, enquanto potências globais correm para garantir rotas comerciais alternativas e o suprimento de minerais críticos em um cenário geopolítico em transformação», escreveu Hariana Verás, Jornalista angolana nos EUA.

Vale salientar que o financiamento americano para o Corredor do Lobito, anunciado por Joe Biden, foi suspenso por Donald Trump.

A nova estratégia dos EUA inclui seis objectivos-chave a serem alcançados antes da próxima Cimeira de Líderes EUA-África, que acontecerá no final deste ano em Luanda.

Entre os principais objectivos está o de tornar a diplomacia comercial uma missão central, pressionar os países africanos a adoptar reformas favoráveis ao ambiente de negócios e apoiar a criação de infra-estruturas financeiramente sustentáveis.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário