• Lost Password?
  • Lost Password?

Cimeira de Negócios EUA-África Arranca hoje na Marginal de Luanda

O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, declarou, hoje, que “É tempo de olharmos para África como uma parceira credível que tem muito para oferecer, mas que carece de capital financeiro e de conhecimento”.

João Lourenço fez estas declarações, por ocasião da abertura da 17ª edição da Cimeira EUA-África, que arrancou, ontem, na capital angolana, com mais de  dois mil 800 participantes.

“Gostaríamos que o investimento privado directo americano no nosso continente não se limitasse apenas na extracção de recursos minerais convencionais e raros ao sector energético do petróleo e gás, mas que se interessase, também, por outro tipo de indústrias transformadoras”, apelou.

“Não é exagerado dizer que o futuro da inovação global terá também a impressão africana o que de alguma forma já vem acontecendo”, disse João Lourenço.

De acordo com o programa do evento empresarial, o Estadista angolano discursa, de manhã, na cerimónia de abertura, e, no período da tarde, num painel de alto nível, dedicado ao Corredor do Lobito.

Nesta sessão, a ser moderada pelo norte-americano Witney Schneidman, que já foi secretário de Estado Adjunto para os Assuntos Africanos no Governo de Clinton, o Presidente João Lourenço vai partilhar o espaço com o Chefe de Investimentos da Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional (DFC) dos Estados Unidos, Conor Coleman, e o fundador e presidente do grupo Mitrelli, Haim Taib.

Vão estar, igualmente, neste painel o director executivo da Sun África, Adam Cortese, presidente e director executivo da Africell Group, Ziad Dalloul, e o director executivo e presidente da Acrow Bridge, William Killeen.

Este painel vai destacar, de forma objectiva, o reforço das parcerias para o futuro das infra-estruturas em África, com base no Corredor do Lobito.

A organização do evento considera o Corredor do Lobito um exemplo de como utilizar, de forma estratégica, o investimento em infra-estruturas para fortalecer as rotas comerciais regionais e criar pólos de crescimento, que desbloqueiam novas oportunidades de investimento que irão moldar o futuro do comércio e das economias africanas.

Os participantes nesta sessão, esclareceu a organização, vão discutir os progressos alcançados desde as fases iniciais da infra-estrutura ferroviária, aos novos investimentos que deverão desbloquear e impulsionar um maior crescimento económico na região da África Austral e fora dela.

O mesmo tema (Corredor do Lobito) volta a ser debatido num outro painel, a realizar-se no mesmo período, à tarde, que vai contar com a participação do Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, do presidente e director executivo da África Finance Corporation, Massad Boulos, que actua como conselheiro sénior do Presidente norte-americano para os Assuntos Árabes, do Médio Oriente e para África, no Departamento de Estado.

Neste painel, vão estar, ainda, o director executivo para África da KoBold Metals, Mfikeyi Makayi, director executivo da Anzana Electric Group, Brian Kelly, e André Duarte Figueira, da Partner, DLA Piper, África. Esta sessão contará com a moderação de Jennifer Zabasajja, correspondente principal para África e pivó da Bloomberg.  

Luanda recebe, de 22 a 25 de Junho, a 17.ª edição da Cimeira Empresarial EUA-África, o mais importante fórum de negócios entre os Estados Unidos e o continente africano.

O programa da cimeira inclui sessões plenárias de alto nível, diálogos sectoriais, mesas-redondas privadas e sessões de ‘networking’ B2B, bem como uma exposição de soluções tecnológicas.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário