O Petro Atlético de Luanda anunciou nesta segunda-feira, 23, a contratação do espanhol, Franc Artiga como o novo treinador da equipa principal de futebol. Aos 48 anos, Artiga chega com um currículo notável, marcado pela sua passagem pelas categorias de base do FC Barcelona, onde se destacou na formação de talentos, implementando uma filosofia baseada na posse de bola e intensidade.
A negociação para trazer Artiga foi conduzida “milimetricamente” por Tomás Faria, com a decisão a relegar Bruno Vicente, Director para o Futebol do Petro de Luanda, para a função de apenas indicar os reforços para a próxima época. Essa movimentação sublinha o envolvimento directo da presidência na definição do novo corpo técnico do clube.

Artiga chega do futebol russo, onde, na temporada finda, orientou o Futebol Clube Khimki. Sob o seu comando, a equipa alcançou a 12.ª posição na Liga Russa, somando 56 pontos.
O principal objectivo do técnico espanhol no campeão angolano é ambicioso: levar o Petro de Luanda à final da Liga dos Clubes Campeões de África 2025-26, um feito muito aguardado pela torcida tricolor.
A chegada de Artiga ao futebol angolano gerou grande expectativa entre os adeptos do Petro e da modalidade em geral que esperam ver o clube alcançar novas conquistas sob a sua liderança.
O clube confirmou também que Flávio Amado, o técnico que já foi jogador do Petro e que este ano conduziu a equipa tricolor a mais um título do Girabola, vai continuar na equipa técnica, garantindo a continuidade e a experiência local.