A Arábia Saudita lançou uma ambiciosa iniciativa para reflorestar seus desertos com o objectivo de plantar dez bilhões de árvores nas próximas décadas. Essa iniciativa faz parte da Iniciativa Verde Saudita, lançada em Março de 2021, que visa transformar 30 por cento das terras do país em reservas naturais e restaurar 40 milhões de hectares de terras degradadas.
A degradação da terra afecta metade da população global e ameaça inúmeras espécies. No Parque Nacional Thadiq, localizado na região central da Arábia Saudita, os esforços de regeneração do deserto envolveram o plantio de 250 mil árvores e um milhão de arbustos.
Além disso, foram construídos cem terraços de água murados para captar a água da chuva e garantir a sobrevivência das plantas jovens.

A Iniciativa Verde Saudita demonstra o potencial do capital cultural e da sabedoria tradicional para a gestão do ambiente natural. A meta do país é plantar 400 milhões de árvores até 2030. A iniciativa também inclui a construção de represas em terraços para captar a escassa água da chuva da área e impedir que as fortes chuvas de inverno lavem os solos produtivos.
A restauração do Parque Nacional Thadiq é um exemplo de como a combinação de conhecimento tradicional e práticas modernas de conservação pode trazer resultados promissores na recuperação da vegetação e na retenção da água.
O gerente do parque, Abdullah Ibrahim Alissa, destaca que a técnica de construção de terraços de água murados, herdada de seus ancestrais, tem sido fundamental para aumentar a água superficial e preservar o solo.
A Iniciativa Verde Saudita está alinhada com a meta global de restaurar um bilhão de hectares de terra degradada até 2030. Além disso, a Arábia Saudita está a liderar os esforços para plantar mais 40 bilhões de árvores em toda a região por meio da Middle East Green Initiative, com o objectivo de reduzir a erosão do solo, proteger a biodiversidade e mitigar os impactos da mudança climática.