• Lost Password?
  • Lost Password?

China Afirma que “Nato é uma Máquina de Guerra”

O Ministério da Defesa da China acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) de ser uma “máquina de guerra que semeia conflitos e provoca guerras em todo o lado”.

A declaração, feita pelo porta-voz do ministério, Zhang Xiaogang, sublinha a oposição de Pequim à expansão da influência da aliança para a Ásia-Pacífico.

Zhang Xiaogang classificou a NATO como um “produto da Guerra Fria” e a “maior aliança militar do mundo”, argumentando que esta tem “excedido o âmbito geográfico estipulado no seu próprio tratado”.

A China expressou forte oposição a qualquer tentativa da NATO de “usar a China como desculpa para avançar para leste na Ásia-Pacífico”.

O porta-voz chinês reiterou que o desenvolvimento militar da China é de “natureza defensiva”, focado exclusivamente na protecção da sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento. As declarações chinesas surgem na sequência de críticas por parte dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7.

Durante a cimeira da NATO em Haia, os ministros salientaram a importância de “manter a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan” e de aprofundar a cooperação face às “acções desestabilizadoras da China no mar do Sul da China”.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário