A Tesla implantou um pequeno grupo de carros sem motorista na cidade norte-americana de Austin, no domingo (22), no que o presidente-executivo da montadora de carros elétricos, Elon Musk, anunciou como “lançamento do robotáxi” da companhia.
O evento marcou a primeira vez que carros da Tesla sem motoristas humanos transportaram passageiros pagantes, um negócio que Musk considera crucial para o futuro financeiro da montadora.
O executivo chamou o momento de “ápice de uma década de trabalho árduo” em uma publicação em sua rede social X e observou que “o chip de IA e as equipas de software foram criados do zero dentro da Tesla”.

Os Teslas foram vistos no domingo cedo em um bairro chamado South Congress sem ninguém no banco do motorista, mas com uma pessoa no banco do passageiro.
A montadora planeou um pequeno teste com cerca de dez veículos e passageiros no banco da frente atuando como “monitores de segurança”, embora não tenha ficado claro quanto controlo eles tinham sobre os veículos.
Nos últimos dias, a montadora enviou convites a um grupo selecto de influenciadores para um teste de robotáxi cuidadosamente monitorado em uma zona limitada. As viagens estão a ser oferecidas por uma taxa fixa de 4,20 dólares (quase 4 mil kwanzas), disse Musk no X.
O investidor da Tesla e personalidade da mídia social Sawyer Merritt publicou vídeos no X na tarde de domingo em que chama uma corrida e é pego pelo carro para ir para um restaurante próximo. Merritt usou um aplicativo de robotáxi da Tesla.
De acordo com muitos analistas do sector, a maior parte do altíssimo valor das ações da Tesla agora se baseia em sua capacidade de fornecer os veículos autônomos e robôs humanóides.
A Tesla é, de longe, a montadora de automóveis mais valiosa do mundo.
Promessas de Segurança de Musk
O lançamento do robotáxi da Tesla ocorre após mais de uma década de promessas não cumpridas de Musk de entregar carros autônomos.
Musk disse que a Tesla seria “super paranoica” com relação à segurança do robotáxi em Austin, inclusive operando em áreas limitadas.
O serviço em Austin também terá outras restrições. A Tesla planea evitar mau tempo, cruzamentos difíceis e não transportará ninguém com menos de 18 anos.
A comercialização de veículos autônomos tem sido arriscada e cara. A Cruise, da GM, foi desativada após um incidente grave. Órgãos reguladores dos Estados Unidos estão a observar atentamente a Tesla os rivais Waymo e Zoox, da Amazon.
A Tesla também está a contrariar a prática padrão do jovem sector de depender de várias tecnologias para ler a estrada e seus carros utilizam apenas câmeras. Isso, segundo Musk, será seguro e muito mais barato do que os sistemas lidar e de radar adicionados pelos rivais aos seus veículos.
Fonte: Forbes.com.br