• Lost Password?
  • Lost Password?

Angelique Kidjó Torna-se a Primeira Artista Africana a Ganhar uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood

Angélique Kidjo acaba de se tornar a primeira artista africana negra a conquistar uma estrela no passeio da Fama de Hollywood, EUA.

O comunicado foi feito na quarta-feira dia 02 do corrente mês, durante uma colectiva no Ovation Hollywood, marcando deste modo a presença definitiva da artista no rol das maiores figuras da música mundial.

Nascida em Ouidah, Benin de 64 anos de idade Kidjo é conhecida pela diversidade musical, em relação aos gêneros e por seus criativos videoclipes.

Angélique ganhou GRAMMY Awards de “Melhor Álbum de World Music Contemporâneo”, em 2008, com Djin Djin, que, inclusive recebeu uma excelente avaliação da allmusic.

A cantora possui uma carreira marcada pela fusão entre ritmos africanos, jazz, funk, soul e música latina. Kidjo é uma das maiores vozes da diáspora africana no mundo.

Ao longo de mais de três décadas de trajectória, ela levou o som do Benin para os palcos mais prestigiados do planeta, acabou por conquistar prémios, colaborações históricas e reconhecimento global, incluindo cinco Grammys.

A sua estrela junta-se a um elenco icónico ao lado de nomes como Miley Cyrus, Prince e Shaquille O’Neal — a prova de que a excelência africana continua a moldar a cultura global de maneira poderosa.

A artista é também considerada uma embaixadora cultural de África, já colaborou com nomes como Alicia Keys, Youssou N’Dour, Burna Boy e Philip Glass, e usou a sua música como plataforma de activismo social, especialmente em prol das mulheres e da juventude africana. A sua discografia é uma aula de ancestralidade, resiliência e inovação sonora.

Além de cantora e compositora, Angélique Kidjo é embaixadora do Unicef e da Oxfam, tem uma instituição de caridade, Batonga, que se dedica a apoiar a educação de jovens raparigas em África.

Escrito Por
Redacção
View all articles
Deixe aqui seu comentário