• Lost Password?
  • Lost Password?

Família Tucker interessada na divulgação do semba nos EUA

Os membros da família Tucker manifestaram, na segunda-feira, em Luanda, interesse em aprender a dançar semba e divulgar este estilo de dança e música, nos Estados Unidos, durante a apresentação da rota turística deste Património Cultural Imaterial Nacional.

Na apresentação da rota turística, o público foi recebido com danças tradicionais, a cargo do Ballet Kilandukilu e do grupo Semba Muxima. Na ocasião, os membros da família Tucker aprenderam os compassos iniciais do semba.

Em declarações à imprensa, Vicent Tucker, responsável da família, disse que o interesse em aprender a dançar semba surgiu quando ouviu falar, pela primeira vez, sobre este estilo de dança, “por isso, junto com os irmãos e irmãs queremos saber, de forma mais aprofundada, sobre a cultura dos nossos ancestrais”.

“Não sabemos muito sobre o semba, por isso reunimos para aprender a dança angolana, que é uma coisa linda e maravilhosa, que tem despertado em nós o interesse em saber mais sobre esta cultura”, disse.

Vicent Tucker referiu que o momento foi excelente e serviu para aprender os passos do semba, socializar-se, dançar juntos e aprender uns com os outros.

Por sua vez, o coordenador do projecto “Semba in the world”, Hélio Aragão, explicou que o momento serviu para apresentar a rota turística do semba e, pela primeira vez, receber a família Tucker no “estado maior do semba in the world”.

“A família Tucker fez a abertura desta rota turística, recebeu aulas de semba e aprendeu alguns passos daquilo que é a nossa dança. Tanto é que o pedido foi feito quando estavam nos Estados Unidos”, explicou.

Hélio Aragão acredita que os afro-descendentes podem tornar-se embaixadores deste estilo musical e de dança que, actualmente, está em outros continentes, particularmente na Europa.

O projecto, sublinhou, serve para continuar a preservar, valorizar e divulgar a riqueza cultural dos angolanos no mundo. Hélio Aragão contou que o projecto tem recebido apoios de artistas internacionais.

“O músico brasileiro Thiaguinho esteve no país, no mês de Junho, e manifestou interesse em apoiar o projecto. Acredito que, com esta iniciativa, outros artistas internacionais vão dar o seu apoio”, declarou.

A rota turística, explicou, é permanente, vai catalogar os espaços e acredita que até ao mês de Dezembro deste ano estejam concluídos todos os lugares. Entretanto, sublinhou, cada província que consta da rota turística do semba está a fazer um trabalho aturado.

A directora-geral do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), Alice Santos, argumentou que a família Tucker visita sempre o país, e aprender a dançar o semba é uma forma de se conectar com a sua ancestralidade.

Escrito Por
Redação Portal Zango
View all articles
Deixe aqui seu comentário